domingo, 26 de junho de 2011

VÍRGULA FÁCIL E DESCOMPLICADA


O texto a seguir é uma transcrição de um vídeo.

Estou transcrevendo-o pelo fato de me parecer uma forma mais completa de aprendizagem pessoal, não ver o vídeo, mas transcrevê-lo.


Conteúdo por Diego Raigorodsky.






conceito geral:Frase como circuito (circuito elétrico)
Pensar assim elimina muitos problemas com a vírgula.
Uma frase seria como um circuito elétrico, tendo cada elemento em sua sequência correta, sem interrupções.

Frase na ordem direta - todos os elementos vindos na sequência.
Circuito elétrico desimpedido.




Odem indireta - circuito impedido (é preciso o uso da vírgula).


NÃO USO DA VÍRGULA:

Não vai usar entre termos diretamente ligados pela ordem direta.

Nunca usar entre:



sujeito + verbo (sempre estão na ordem direta)


Ex.: Eu sei tocar piano muito bem.



verbo + objeto (elemento que andam juntos)


verbo + predicativo

A Vígula não é usada nas coisas que vão juntas.




USA-SE VÍRGULASempre que houver termo deslocado na frase.
Quando houver perturbação na ordem direta.




Usa-se 2 vírgulas para termos deslocados na frase.


Eu, DIAMANTES, compro todos.



Termos omitidos




Termos repetidos (substantivos, verbos, etc)Ex.: Minha mãe pediu que você comprasse ovos, café, manteiga e pão.

(Termos Repetidos = Mesmo tipo gramatical).

Poderia ser com verbos:
Ex.: Eu gosto de comer, correr, dormir.




Termos desligados (vocativos, expressões explicativas)Vai Carlos, ser gouche na vida.

Poderia ser:

Vai ser gouche na vida.

Expressões explicativas
Isto é/ ou seja/ por exemplo.

Quando vier, pode pôr vírgula





CASO ESPECIAL - Antes de "E"Em geral não usa vírgula.

2 casos onde usa-se "E" e usa-se vírgula.

VÍRGULA ANTES DE "E"
.

1° caso:

Polissíndeto - Repete várias vezes a mesma conjunção ou mesma preposição.

Ex. Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua.

MUDANÇA DE SUJEITO NA MESMA FRASE.

O "E" aparece para mudar sujeitos.

Você ama matemática, e eu adoro português.


http://www.youtube.com/watch?v=Nk0uS0Ywrd0&feature=share