sábado, 28 de maio de 2011

ANIMAIS IMPOPULARES DA ARCA DE NOÉ 2 - PREGUIÇA

Esta série dedica-se a divulgar aqueles animais que foram discriminados durante a história, não sendo retratados em desenhos pinturas e afrescos da Arca de Noé. Como em uma escola de ensino médio, onde existem os alunos atenciosos da primeira fileira e os bagunceiros do fundão, a arca de Noé não era feita apenas de animais bem comportados como Leões, Tigres, Elefantes, mas possuía a galera do fundo da sala. conheçam os ANIMAIS IMPOPULARES DA ARCA DE NOÉ .

PREGUIÇA

Durante a redação dos textos bíblicos a preguiça foi simplesmente ignorada, não aparecendo em qualquer passagem pois, segundo Noé, no manuscrito “Manual de manutenção de arcas”, a preguiça era considerada exótica e traiçoeira.
O “MANUAL DE MANUTENÇÃO DE ARCAS”, escrito em um Aramaico rústico, diz que um bicho tão peludo e preguiçoso só poderia ter origem em um dos seguintes casos:
 
1 – Ou se tratava de uma besta criada pelo mau;
2 – Ou era uma prova de que o Senhor teria senso de humor.
Independente de todos os problemas causados por essas declarações, pois uma das noras de Noé, não sendo identificada qual, teria simpatia pelo pobre animal brasileiro, Noé seguia firme em seu desgosto pelo pobre animal.
Segundo estudiosos do manuscrito encontrado no Mar Mediterrâneo, Noé não aceitou muito bem os animais peludos que ele desconhecia, como é o caso do Mico Leão Dourado e do Wolverine (Carcaju).
Para se deslocar das Américas para a região onde se encontrava Noé, as preguiças pegaram carona nos galhos de Ents que haviam sobrevivido a Guerra do anel até chegarem ao Mar, pois as preguiças são animais praticamente incapazes de se deslocar em terra firma.

Ents.
Quando chegaram à beira do Oceano Atlântico os Ents, liderados por Barbárvore, se despediram, pois como havia sido ordenado por Deus, só os animais seria levados à Arca.

Barbárvore
Esta foi a última vez na história que se ouviu falar que os Ents voltaram a se mover e acredita-se que este foi o último suspiro daquela raça.
Por serem boas nadadoras, as preguiças conseguiram chegar ao outro lado do Oceano, ficando incerto o que ocorreu entre a chegada na África e seu deslocamento até o embargue na Arca de Noé.
Como os pêlos das preguiças costumam ficar esverdeados devido a concentração de algas, o que as protege no meio das árvores, uma outra vertente da história acredita que as pobres, mesmo após todo o sacrifício de atravessar o Oceano, foram abandonadas por Noé, que as confundiu com amontoados de capim ou mesmo sargaço.
Lembramos que esta última versão não faz parte da versão oficial e aceita, nem é mencionado no texto do “MANUAL DE MANUTENÇÃO DE ARCAS”.
O nome científico da preguiça é Bradypus tridatylus e, seguindo o site Saúde Animal, tem as seguintes características:
NOME CIENTÍFICO: Bradypus tridatylus
FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia
ORDEM: Xenarthra
FAMÍLIA: Bradypodidae
CARACTERÍSTICAS:
Peso: máximo de 8 Kg

Comprimento: até 60 cm, mais 8 cm de cauda. Pés com 3 dedos. Unhas dos dedos dos pés grossas, compridas e curvadas
Período de gestação: 120 a 180 dias. Um filhote por ano
A preguiça gosta de aproveitar seu tempo. Anda bem devagar e nada perturba o seu sossego. Ela dorme o dia inteiro nas árvores, pendurada num galho pelos quatro pés, de costas para o chão, e com a cabeça pendida sobre o peito. A preguiça fica nessa posição durante horas, sem se mexer. Sua reações, sua digestão e até sua respiração são lentas.
Esse mamífero de hábitos noturnos vive em pequenos bandos nas florestas tropicais úmidas da Guianas, Venezuela e Nordeste do Brasil. Desce das árvores só quando é obrigado. É quase incapaz de se movimentar no chão, mas nada muito bem. A visão e a audição da preguiça são fracas e ele se orienta principalmente pelo olfato. Quando dorme seu pêlo comprido e espesso pende da barriga para o dorso e funciona como proteção contra a chuva. A pelagem é coberta de algas verdes que tornam a preguiça quase invisível no meio das folhas. Quando o tempo esfria, ela cai num estado de torpor letárgico. A preguiça alimenta-se apenas das folhas, frutos e brotos de algumas árvores, especialmente de embaúba. O orvalho é sua única bebida. Ela é inofensiva e tem poucos inimigos. É capaz de girar a cabeça de tal jeito que a cara pode ficar nas costas.
Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
Revisão: Dra.. Carla Soares Médica Veterinária Pesquisadora (Animais Silvestres) .
Fontes:
“MANUAL DE MANUTENÇÃO DE ARCAS” – traduzido de forma não oficial de uma versão em xerox  do manuscrito.
Site “Saúde Animal” - http://www.saudeanimal.com.br/preguica.htm