sábado, 30 de outubro de 2010

SIMBOLOGIA

SAIBA O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO “SIMBOLO” DA PAZ E NUNCA MAIS CHAME-O DE PÉ DE GALINHA.

Um dos símbolos mais conhecidos e usados na nossa sociedade é o “símbolo da paz”, porém esse é realmente seu nome? Você sabe como ele surgiu, com que propósito ou quem foi seu criador?

O Hipertexto foi procurar a resposta e, assim como Tiririca prometeu, se eleito, dizer para que serve o cargo de Deputado, nós temos o prazer de compartilhar com vocês a verdade sobre esse belo sinal.

Antes de continuar lendo, responda as perguntas abaixo para então descobrir a resposta correta.

Questionário:

O que influenciou o design do “símbolo da paz”?

a) O pé de uma galinha, símbolo dos guerreiros da antiga Babilônia. Esse símbolo representa o poder dos guerreiros de encontrar comida no solo e pelo uso constante de minhocas em sua culinária.

b) Representa a luta contra o uso e proliferação das armas nucleares.

c) Usado por grupos de Rock e adeptos da Nova Era. Simboliza zombaria da cruz de Jesus.

d) Uma cruz de cabeça para baixo com os braços quebrados e o círculo é o inferno.

e) Passou a ser usado como ideal de paz, em especial após a adoção do mesmo pelos hippies.

f) Uma tradução para a cruz invertida, usada por satanistas.

g) Símbolo criado pela nova era com o poder dos Iluminati para dominar o mundo.

h) É um sinal de trânsito usado para se comunicar com ETs.

Quer saber a gênesis e o significado original? confira as respostas lendo o resto do texto.

O elemento gráfico descrito neste texto teve sua criação no ano de 1958, por Gerald Holtom, um artista, designer profissional e um graduado da Royal College of Arts. Holtom mostrou seus primeiros esboços para um pequeno grupo no escritório do “jornal paz” (peace news), localizado ao norte de Londres, bem como ao Comitê de Ação Direta Contra Guerra Nuclear, uma de muitas pequenas organizações que se reuniram para formar o CND.

CND significa Campanha pelo Desarmamento Nuclear (Campaign for Nuclear Desarmament). Este movimento foi construído com base nos movimentos Anti-Guerra e seu lançamento ocorreu com um massivo encontro público nas ruas de Londres, em 1958.

PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA

 O Comitê de Ação Direta já haviam planejado o que seria a maior marcha Anti-Nuclear, de Londres para Aldermaston, onde as armas nucleares inglesas era e ainda são produzidas. Foi nessa marcha, durante o fim de semana da pascoa de 1958, que o símbolo teve sua primeira aparição pública. 500 faixas presas em bastões em forma de pirulito foram produzidos. Metade destes era branca e preta enquanto a outra metade era branca e verde. Da mesma forma que as cores litúrgicas da igreja mudam durante a pascoa, as cores deveriam mudar, “do inverno para a primavera, da morte para avida”. Preto e branco poderiam ser utilizados na Sexta-feira santa e no sábado, branco e verde no Domingo de Pascoa e na Segunda-feira.

Da direita para a esquerda: Primeiro emblema de cerâmica da CND, antigo emblema em metal, atual.

Os primeiros emblemas foram feitos por Eric Austin do CND de Kensington usando barro branco com o símbolo pintado em preto. Novamente houve um simbolismo consciente. Os emblemas foram distribuídos com uma nota explicando que no evento de uma guerra nuclear, esses emblemas de cerâmica queimada poderia ser um dos poucos artefatos humanos a sobreviver o inferno nuclear.

Esses primeiros emblemas de cerâmica ainda podem ser encontrados, sendo um deles, emprestado pelo CND, foi incluído na exibição 1999/2000 “From the Bomb to the Beatles”, realizada pelo  Museu da guerra Imperial.

QUAL O SEU SIGNIFICADO?

Gerald Holtom, um objetor consciente, que havia trabalhado em uma fazenda durante a 2° Guerra Mundial, explicou que o símbolo incorporou as letras N(uclear) e D(esarmamet) (Desarmamento Nuclear) do alfabeto de sinais com bandeiras.

Algum tempo depois ele escreveu ao editor da jornal paz (“peace news”), Hugh Brock, explicando a criação de sua idéia em uma de uma forma melhor e mais pessoal:

 

Eu estava em desespero. Profundo desespero. Eu a mim mesmo: A representação de um indivíduo em desespero, com as palmas das mãos estendidas para fora e para baixo, no estilo do ‘camponês’, pintado por Gaoya, diante da pelotão de fuzilamento. Formalizei o desenho em uma linha e pus um círculo ao redor.

USOS INCORRETOS, REPRESENTAÇÕES EQUIVOCADAS E ACUSAÇÕES DESLEAIS.

O questionário apresentado no início do texto foi usado para demonstrar como o símbolo de certa forma simples, pode ser mal ou incorretamente interpretado, dando assim vazão a todo tipo de equívoco.

Segundo o próprio site do CND, existem declaração que o símbolo tem associações antigas, oculta ou anticristão. Na África do Sul, durante o regime do Apartheid, houve uma tentativa oficial de banir o emblema. Vários grupos de postura extremamente conservadores e grupos fundamentalistas americanos espalharam a idéia de associações satânicas ou condenaram o signo como uma marca comunista, mesmo com a origem e as idéias por trás do símbolo tendo sido exaustivamente e de forma clara explicadas e descritas, através de cartas e entrevistas concedidas por Gerald Holtom.

Embora tenha sido especificamente desenhado para o movimento anti-nuclear, o mesmo nunca foi registrado (copyrighted). Ninguém precisa pagar ou pedir permissão antes de usá-lo. Um símbolo de liberdade, é livre para todos. Isso, claro, leva a usos indevidos, em circunstâncias que o CND e o movimento pela paz acham de mau gosto. O emblema é comumente explorado para fins comerciais, de propaganda ou geralmente para propósitos de moda. Declara o CND que “não podem evitar que isso ocorra e não tem qualquer intenção de registrar a insígnia. Tudo que podemos fazer é perguntar aos usuários comerciais se eles querem fazer uma doação”.

Todo dinheiro recebido é usado para educação de paz e trabalho de informação da CND.    

Um símbolo de liberdade, é livre para todos    

USOS VARIADOS

 Vários grupos dentro do CND, posteriormente, produziram várias versões e adaptações do emblema e por razões específicas. Vejam alguns exemplos.

Fontes:

http://www.cnduk.org/index.php/information/info-sheets/the-history-of-cnd.html

http://www.cnduk.org/index.php/information/info-sheets/the-cnd-logo.html

http://hippiesealternativos.multiply.com/journal/item/3